Palavras...

Palavras...

domingo, 19 de julho de 2015

Clube do Livro #2: 1984 de George Orwell

"Um profeta que pensava o impensável, e dizia o indizível." (Daily Express)


O PROFETA
 
Ler 1984 é uma experiência de vida.
 
Para o leitor preparado, uma experiência para toda a vida.
 
A primeira vez que o li, eu tinha 21 anos, fiquei muito impressionada com a história, mas ainda não estava "no ponto" certo de maturidade. Agora, aos 43, posso dizer que o texto de George Orwell deixou marcas profundas em mim, e em meu modo de olhar o mundo.
 
Winston, o personagem central da trama, foi meu alter ego durante as mais de 300 páginas. Eu me colocava constantemente em seu lugar e por diversas vezes sentia que tudo pelo o que ele passava, poderia se passar comigo também.
 
Quem, hoje em dia, pode dizer conscientemente que não é um pouco Winston? Quem de nós pode se dizer cem por cento imunes à manipulação, ao condicionamento da mídia, dos poderosos, da TV, da internet?
 
Quem?
 
Quantos de nós, já fomos levados a apoiar e concordar com ideias que não foram formadas dentro de nossos cérebros? A dar uma opinião baseada na opinião de alguém e não em nossas experiências?
 
Quantos de nós?
 
É de alertas para que evitemos tais manipulações, que se trata este livro de Orwell.
 
 

1984

Autor: George Orwell

Editora: CIA das Letras

414 páginas
 
 








"Publicado em 1949, quando o ano de 1984 pertencia a um futuro relativamente distante, tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo, pois o Grande Irmão (Big Brother), líder simbólico do Partido que controla tudo, "está de olho em você". No intimo, porém, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive..."
 
 
Um livro NECESSÁRIO, que deixa inúmeras perguntas e profundos questionamentos. O mais incomodo deles talvez seja: "Será que dada uma situação X, nós poderíamos vir a nos esquecer que somos humanos, a nos perder enquanto seres pensantes?"
 
"1984, de George Orwell, é a expressão de um sentimento, e é uma advertência. O sentimento que expressa é de quase desespero acerca do futuro do homem, e a advertência é que, a menos que o curso da história se altere, os homens do mundo inteiro perderão suas qualidades mais humanas, tornar-se-ão autômatos sem alma, e nem sequer terão consciência disto." (Erich Fromm / 1961) 
 
Para mim continua impossível fazer uma resenha de 1984.
 
Mas posso fazer algo infinitamente melhor.
 
Eu posso criar em você a vontade de ler este livro.
 
E quem sabe, depois da leitura,sinta que houve uma mudança importante no modo como você se enxerga e em como passará enxergar o mundo.
 
Um mudança para toda a vida.
 
Atalho para o vídeo aqui: 1984 de George Orwell
 
 
Um beijo e ótimas leituras.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário